7 DE SETEMBRO

Organizações Militares da FAB celebram o Dia da Independência

No Dia da Independência do Brasil, Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de desfiles cívico-militares por todo o país
Publicada em: 10/09/2024 09:44
Imprimir
Fonte: Organizações Militares da FAB
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Mônica Lopes

No Dia da Independência do Brasil, Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de desfiles cívico-militares por todo o país.

GUARNAE-LS

Em Belo Horizonte, cerca de 370 militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) desfilaram na Avenida Afonso Pena. O evento contou com a participação da Banda de Música “Asas de Minas” e diversos grupamentos, como o comandado pela Tenente-Coronel Dentista Conceição Vinagre Filha. A celebração envolveu demonstrações de orgulho e compromisso com a nação, como expressado pela Segundo-Tenente Veterinária Fernanda Martins de Castilho Fonseca, que destacou a importância de reafirmar valores nacionais durante o desfile, “desfilar no 7 de Setembro com a Força Aérea Brasileira é uma experiência de grande orgulho e significado. Participar dessa celebração da Independência do Brasil representa não apenas uma demonstração de respeito pela história e pelos valores nacionais, mas também uma oportunidade para reforçar o compromisso com a defesa e a segurança do país”, disse.

GUARNAE-BE

A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), sob o comando do Coronel Aviador Wankley Lima de Oliveira, participou do desfile cívico-militar na Avenida Presidente Vargas com mais de 680 militares, reforçando o compromisso das Forças Armadas com a defesa da soberania nacional.

CDA

Desfile 7 de setembroEm Brasília (DF), a FAB marcou presença nas comemorações do 7 de setembro com o apoio do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor. Os atletas olímpicos militares, como o Sargento Caio Oliveira de Sena Bonfim, participaram da cerimônia no Ministério da Defesa, onde foram homenageados com a inauguração de uma galeria de fotos e receberam a Moeda Comemorativa pelos 25 anos do Ministério. Além disso, os atletas abriram o desfile na Esplanada dos Ministérios, simbolizando a união e o espírito esportivo das Forças Armadas.

III COMAR

O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, realizado no Rio de Janeiro em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil, reuniu cerca de 7 mil pessoas e celebrou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Com a participação de mais de 800 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), o evento contou com grupamentos de diversas especialidades da FAB e um módulo dedicado à FEB, destacando sua atuação na Segunda Guerra Mundial. Autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade, que também apresentou uma maquete do avião P-47, utilizado durante o conflito.

Desfile 7 de Setembro: tropa de aeronavegantesVII COMAR

No Amazonas, o VII Comando Aéreo Regional (VII COMAR) reuniu cerca de 350 militares para o desfile no Centro de Convenções de Manaus, que contou com a presença de mais de 6 mil pessoas. O evento celebrou o patriotismo e os valores da nação brasileira, como enfatizado pelo Major-Brigadeiro Ramiro Kirsch Pinheiro. 

EEAR

Desfile 7 de setembroEm Guaratinguetá (SP), a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) participou do desfile com uma tropa de 444 militares, além de 300 jovens do Projeto Forças no Esporte (PROFESP). O evento contou com a presença de autoridades locais e destacou o tema "Equidade: Um Exercício de Cidadania". O Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, e o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, estiveram presentes para prestigiar a celebração do 202º aniversário da Independência do Brasil.

Fotos: GUARNAE-LS, CDA, III COMAR, VII COMAR e EEAR